ALERTA! Golpes e batedoras de carteira em Paris: fique atento!

Quando viajam para o exterior e finalmente chegam a cidades nas quais é possível ter uma verdadeira sensação de segurança, muitos brasileiros acabem relaxando completamente e sendo vítimas de pequenos furtos ou golpes que podem gerar grandes dores de cabeça.

Paris - Golpes

Nesse post, vou comentar alguns dos golpes mais conhecidos que são aplicados em Paris e indicar um programa da Globonews muito interessante sobre batedoras de carteira que atuam em Paris.

O objetivo não é assustar você, nem te deixar com medo de visitar Paris. A ideia é mostrar que, mesmo em países desenvolvidos, é preciso manter um nível mínimo de atenção para evitar surpresas desagradáveis.

Como morei na França e sempre converso com diversos amigos sobre suas experiências de viagem, já ouvi diversos relatos de pessoas que foram vítimas de furtos em Paris. O furto de bolsas em restaurantes, por exemplo, é um caso recorrente. A pessoa deixa a bolsa pendurada na cadeira achando que ela estará em segurança e quando se dá conta… cadê a bolsa??

Quando isso acontece, além de dinheiro e cartões, muitas vezes o passaporte também é levado pelos malfeitores. E é justamente o roubo do passaporte que acaba gerando muita dor de cabeça, ainda mais se isso acontecer às vésperas da viagem de volta para o Brasil!

Por isso, considero importante alertá-los sobre os riscos existentes e tentar reduzir a probabilidade de que esse tipo de contratempo aconteça com você.

Golpes

O blog Just the Flight publicou um infográfico sobre os principais golpes aplicados nos turistas em diversas cidades do mundo. Aproveitando as informações constantes daquele infográfico, explicarei brevemente os principais golpes aplicados em Paris.

1. A pulseira da amizade

Nesse golpe, uma pessoa se aproxima e oferece uma pulseira. Independentemente de sua resposta, a pessoa vai tentar colocar a pulseira no seu braço e pedir para você pagar por ela. Ao mesmo tempo, enquanto você está distraído, um comparsa vai aproveitar para “bater sua carteira”.

2. Uma rosa para sua namorada

Uma pessoa se aproxima enquanto você está com sua namorada e oferece uma rosa a ela. Em seguida, ela te cobrará um preço exorbitante pela rosa e o fará sentir-se um mal namorado caso se recuse a pagar pela rosa.

3. O anel perdido

Sem que você perceba, uma pessoa deixará um anel cair bem próximo a você. Ela pegará o anel no chão  e perguntará se ele é seu. Quando você disser que não, ela inspecionará o anel e tentará provar que ele é de ouro (quando, na verdade, não é). Em seguida ela tentará te vender o anel por um preço muito superior ao que ele vale.

4. Jogos de rua

Uma pessoa fará, no meio da rua, o famoso jogo no qual você tem de descobrir em qual dos copos uma bolinha está escondida. Ele terá um grupo de comparsas que se passarão por turistas que estão assistindo ao show. O objetivo é deixá-lo curioso e entretido com o jogo enquanto alguém tenta “bater sua carteira”.

5. O ticket falso

Enquanto você está na fila para comprar um ticket, um golpista disfarçado de funcionário da empresa de transportes te oferecerá tickets por um preço um pouco mais alto,  que te evitará a fila. A oferta pode parecer tentadora, porém o ticket não funcionará!

6. O abaixo assinado

Um grupo de crianças que, na maioria dos casos, se passarão por surdas, pedirá sua assinatura em um abaixo assinado relacionado a uma obra de caridade e, além disso, pedirá uma doação. Enquanto você lê a petição, elas tentarão “bater sua carteira”.

7. Batedores de carteira em trens

Trens lotados são um ambiente muito propício para a ação de batedores de carteira. Fique atento!

Globonews Especial

Todas essas informações por escrito são bastante úteis, porém, a Globonews fez uma reportagem muito interessante que mostra como os golpes ocorrem e a realidade vivida por turistas, batedoras de carteira e pela polícia francesa. O título da reportagem é “Paris: turismo ameaçado”. Vale à pena assistir!

A matéria escrita pode ser lida no seguinte link: Batedora de carteira em Paris diz que é fácil roubar turistas brasileiros.

Conclusão

Como falei no início do post, não quero assustá-lo. Meu objetivo é mostrar um pouco da realidade de Paris e ajudá-lo a evitar transtornos.

Ficou claro que os maiores problemas decorrem de pequenos furtos. Esse tipo de crime pode atrapalhar a viagem, mas estão muito distante da realidade brasileira, na qual os crimes são bem mais violentos e a sensação de insegurança, infelizmente, faz parte do quotidiano da população!

Espero ter alcançado meu objetivo. Fique atento e aproveite sua viagem para a lindíssima cidade de Paris!

E aí, o que você achou desse post?

Você deseja compartilhar seus conhecimentos e experiências conosco? Deixe sua opinião, comentário ou dúvida no espaço abaixo!

Para receber nossas atualizações, basta cadastrar seu e-mail na nossa newsletter!

Está pensando em alugar um carro na sua próxima viagem? Clique no banner abaixo e aproveite ótimos preços!

Leia também nossos posts sobre várias regiões e cidades do mundo!

Amsterdã           Atlanta          Barcelona       Brasília     Bratislava      Bretanha

Chicago          Curitiba       Dallas       Filadélfia      Kuala Lumpur      Londres

Lyon          Madri          Miami         Montreal      Mulhouse        Nantes        Nova York       Paris  

Roma      Quioto      San Antonio     Tóquio      Toronto      Vancouver      Viena          Washington – DC

Aproveite para curtir nossa página no Facebook e para nos seguir no Instagram.

Veja também minhas contribuições no tripadvisor e nosso canal no Youtube.

Post Author
Viajaromundo

Comments

5 Comments
  1. Publicado por
    PARIS em 1 DIA! O que fazer? (parte 1) | Viajaromundo.com
    set 25, 2014 Reply

    […] Sempre acho importante alertar para a presença de vários vendedores de rua na região do Trocadéro e da Torre Eiffel. Sugiro não dar conversa, pois eles “falam” diversas línguas e são extremamente insistentes. Além disso, para quem ainda não teve a oportunidade de ler, sugiro fortemente a leitura de outro post que escrevi sobre golpes e batedoras de carteira em Paris. […]

  2. Publicado por
    Ana Paula
    set 26, 2014 Reply

    Ótimo post! Obrigada pelo alerta…

    • Publicado por
      viajaromundo
      set 26, 2014 Reply

      Obrigado, Ana Paula!
      Espero que esteja gostando do blog!

  3. Publicado por
    Sofia
    ago 30, 2017 Reply

    Obrigado!

    • Publicado por
      Viajaromundo
      ago 30, 2017 Reply

      De nada, Sofia!
      Nosso objetivo é sempre ajudar nossos leitores!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

@viajaromundo

Confira mais fotos em nosso Instagam

Siga o nosso Instagram