Estamos todos chocados com os atentados ocorridos em Paris na última sexta-feira. E, como a situação ainda continua tensa na capital francesa, muitos turistas que já tinham viagem marcada estão inseguros e pensando em mudar os planos de viagem.
Por essa razão, trago para vocês informações sobre como a Air France e a American Airlines estão tratando os passageiros que querem cancelar ou alterar suas viagens para a França.
Confira!

Air France
Como a Air France é a companhia aérea que liga o Brasil diretamente à França, entrei em contato com a assessoria de imprensa no Brasil para saber como estão sendo tratadas as demandas para cancelar ou alterar voos. A assessoria me repassou o comunicado que está no site da Air France.
Primeiramente, a companhia ressalta que os controles de fronteira por parte das autoridades foram reforçados e que todos os seus voos de e para a França estão mantidos.
Quanto à possibilidade de alteração e cancelamento de voos, a companhia informa que: “se você possuir passagem para voo operado pela Air France, para e da França continental – Paris e todos os aeroportos domésticos, de 17 de novembro até 22 de novembro de 2015, e deseja modificar sua viagem, propomos as seguintes opções, validas até 15/12/2015:
- você pode adiar sua viagem até 15/12/2015 inclusive, sem custos extras na mesma classe de serviço.
- se você quer cancelar sua viagem, serão aplicadas as condições de reembolso da sua tarifa”.

American Airlines
Tendo em vista que várias pessoas (leitores, amigos e familiares inclusive) compraram passagem para diversos lugares do mundo, entre eles Paris, no mês de agosto pela American Airlines, também entrei em contato com a assessoria de imprensa da companhia para saber como eles estão tratando as demandas de cancelamento e alteração de voos.
A resposta da assessoria foi rápida. Eles me enviaram a seguinte nota:
“A American Airlines está operando todos os seis voos diários programados para Paris. No entanto, a companhia se mantém flexível aos clientes que desejam alterar suas viagem. O serviço pode ser acessado neste link: http://www.aa.com/i18n/travelInformation/travelAlerts.jsp
Em nome dos mais de 100 mil funcionários da American em todo o mundo, nossos pensamentos e orações estão com o povo da França“.
Lendo as informações constantes do site indicado pela nota, observei que a AA está cobrando uma taxa de emissão de passagem (“one-time ticketing fee”) das pessoas que estiverem voando pela AA, entre 16 e 22/11/2015, para/passando por/saindo do aeroporto de Paris – Charles de Gaulle e que tenham comprado a passagem antes do dia 14/11/2015 e que possam viajar entre 17/11/2015 e 15/12/2015. Ou seja, assim como a Air France, só foi flexibilizada a alteração das passagens e não o cancelamento.
Bom, sei que o momento é difícil, que a insegurança e a consternação são enormes e que visitar Paris nesse momento pode não corresponder à tão imaginada viagem dos sonhos. Por isso pergunto: Você tem viagem marcada para a França? O que pretende fazer?
Para ficar sempre atualizado, cadastre seu e-mail na nossa newsletter!
Aproveite para curtir nossa página no Facebook e para nos seguir no Instagram.
Veja também minhas contribuições no tripadvisor e meu canal no Youtube.