Em dezembro tivemos a oportunidade de voar na Classe Executiva da American Airlines nos trechos Brasília – Miami e Miami – Paris.
Hoje contamos para vocês como foi nossa experiência na Classe Executiva do Boeing 757, com direito a tobogã.
Confira!
Voo: 214 / Brasília – Miami
Data: 15/12/2015
Horário: 23h59
Duração do voo: 7h30
Assentos: 1F, 2E e 2F
1. Antes do voo
Chegamos no aeroporto de Brasília 3h30 antes do voo.
Como estávamos na Classe Executiva, o check-in preferencial foi muito rápido. Despachamos as malas, pegamos os cartões de embarque e fomos para a fila do raio-x.
Depois do raio-x, passamos pelo controle de passaportes da Polícia Federal, pelo Duty Free e nos instalamos na Sala VIP Internacional do Aeroporto de Brasília (clique aqui e confira nosso post sobre essa Sala VIP).



Abaixo pode assistir a um vídeo mostrando a Sala VIP!
2. Embarque
Para conseguir tirar fotos da cabine ainda vazia, fomos para a sala de embarque com um pouco de antecedência e já ficamos na fila prioritária.
O embarque foi rápido e logo chegamos à cabine da Classe Executiva. Porém, antes de mostrar a cabine, vamos falar um pouco sobre a aeronave.
3. O Boeing 757 da American Airlines
A aeronave na qual voamos tinha 14 anos de idade e, aparentemente, nunca passou por uma reforma.
Ela contava com 176 assentos distribuídos em três classes de serviço: Executiva, Main Cabin Extra e Econômica.
As configurações de cada classe são as seguintes:
- Classe Executiva: 16 assentos com 53,34 cm de largura, layout 2-2 e 147,32 a 149,86 cm de espaço entre os assentos.
- Main Cabin Extra: 52 assentos com 43,69 cm de largura, layout 3-3 e 88,9 a 93,98 cm de espaço entre os assentos.
- Classe Econômica: 108 assentos com 43,69 cm de largura, layout 3-3 e 78,74 cm de espaço entre os assentos.
O mapa da classe executiva é o seguinte:

4. Experiência a bordo
4.1. Assentos
As primeiras fotos são dos assentos da Classe Executiva:




4.2. Detalhes do assento da Classe Executiva
Abaixo mostramos alguns detalhes do assento da classe executiva:





4.3. Amenity Kit, fones de ouvido e companhia





Como o meu sistema de entretenimento não estava funcionando, o comissário me emprestou um tablet que utilizei durante todo o voo:

O tablet tem as mesmas funções do sistema de entretenimento e precisa ficar conectado na tomada durante o voo.
4.4. Refeições
Petiscos
Logo após a decolagem, foram servidos petiscos e bebidas:

Pouco tempo depois o jantar começou a ser servido.
Entrada, salada e prato pricipal
A entrada foi “Salada de frango ao curry” que já veio acompanhada da “Salada verde com legumes frescos, palmito e pepino” e do prato principal.

O menu contava com quatro opções de prato principal: filé, frango grelhado, frutos do mar e massa. Como vocês devem ter reparado na foto acima, escolhi o “Tenro filé refogado com cerveja”, cozido lentamente com ameixas e batatas.
Além dessas opções, foi servida uma variedade de pães e as bebidas.
Sobremesa
Logo depois, foram servidas as sobremesas. As opções eram:
- Sorvete com biscoito: sorvete de baunilha com biscoito com gotas de chocolate
- Prato de queijos gourmet: uma variedade de queijos finos com acompanhamentos
- Bolo de coco caseiro
Apesar de ter morado na França, não me acostumei com a ideia de comer queijo após a refeição. Prefiro comer doces e acabei escolhendo o sorvete e o bolo de coco. Ambos muito bons!!!

Café da manhã
O café da manhã foi servido pouco mais de uma hora antes do pouso: “Omelete de queijo cheddar” com cebola e tomate sauté, batatas assadas e lombinho de porco defumado e “Frutas frescas”.

Já ia me esquecendo. Eles também serviram pães quentes e bebida. Nós escolhemos pão de queijo e suco de laranja:


4.5. Algumas curiosidades
A primeira curiosidade é a posição do assento quando ele fica totalmente reclinado. Infelizmente, ele vira um verdadeiro tobogã!!!

Como o assento não reclina 180°, ou seja, não vira cama, a tendência é que o passageiro escorregue enquanto dorme. Quem é mais alto acaba ficando com o pé apoiado no assento da frente, o que evita ficar com o cinto de segurança no pescoço durante a noite.
Para vocês terem uma ideia mais clara de como o passageiro fica instalado no assento, tirei as fotos abaixo:


5. Conclusão
Voar nesse Boeing 757 da American Airlines é bem decepcionante. Já passou da hora da AA reformar as cabines dessas aeronaves para torná-las mais modernas e afim de proporcionar um serviço de maior qualidade e conforto, sobretudo por meio da substituição dos assentos por um modelo que recline 180°.
A Delta também operava voos para os Estados Unidos em um Boeing 757 antigo que conseguia ser ainda pior que essa aeronave da AA. Porém, antes de cancelar as rotas de Brasília, a Delta utilizou o Boeing 757 reformado que mudou completamente o padrão do serviço oferecido!
Os pontos fortes da experiência nesse voo da AA foram as refeições, o sistema de entretenimento, a qualidade dos fones de ouvido e o atendimento dos comissários. Eles foram extremamente atenciosos!
No final das contas, a cabine antiga e o nível de ruído da aeronave pesaram bastante e nossa nota para esse voo é 4,5, numa escala de 0 a 10. E você, o que acho da nossa experiência? Concorda com a nota?
E você, já voou na Classe Executiva da American Airlines? Conte-nos sua experiência!
Participe deixando sua sugestão, opinião, comentário ou dúvida no espaço abaixo!
Fique atento, cadastre seu e-mail na nossa newsletter e fique sempre atualizado!
Está pensando em alugar um carro na sua próxima viagem? Clique no banner abaixo e aproveite ótimos preços!
Leia também nossos posts sobre as mais diversas companhias aéreas!
Air France Air Canada Air Canada Rouge Alitalia American Airlines
Austrian Airlines Avianca Brasil Azul British Airways Delta Airlines
Easyjet Garuda Gol KLM Latam TAP United
Clique aqui e aproveite para conferir nossos posts sobre diversas Salas VIP pelo mundo!
Aproveite para curtir nossa página no Facebook e para nos seguir no Instagram.
Veja também minhas contribuições no tripadvisor e nosso canal no Youtube.
Comments
16 CommentsGuilherme Lima
jan 25, 2017Voei recentemente de BSB para MIA (AA213). Era o mesmo 757, porem com assentos novos na executiva. Bem melhores. Porem, na volta voltei a pegar o assento tobogã. Eu somente utilizo este voo por que moro em Brasilia, sendo muito pratico chegar e ir direto para casa sem precisar de conexão . Antes tínhamos a opção de pegar o voo da TAM, mas não ha mais esta opção . Enfim, perdi a paciência com a AA, e prefiro pegar a LATAM em outro aeroporto, mas voar em um avião mais confortável , afinal estou pagando pela executiva , e não por um arremedo de executiva. Eles precisam urgentemente trocar estas aeronaves velhas, e passar a usar aviões mais modernos. Em 2016 fui para Europa usando a LATAM, e tive a grata surpresa de pegar o 787 dreamliner. A executiva e excelente, comparada com a da AA.
Viajaromundo
jan 25, 2017Boa noite, Guilherme.
É lamentável que a AA utilize esses 757 entre Brasília e Miami. Fiquei surpreso com seu relato sobre a existência de um 757 da AA reformado. Não sabia que existia.
Nunca voei de TAM para o exterior, mas imagino que o 787 novinho seja muito bom.
Uma ótima opção para voar de executiva para os EUA são os Boeings 767 da Delta (temos um relato sobre a classe executiva deles na antiga rota ATL-BSB e, em breve, publicaremos mais um sobre a rota JFK-GRU).
Abraço,
Leonardo
Andrea
set 5, 2017Olá, boa tarde! e quanto a classe econômica, como são os assentos?
Viajaromundo
set 5, 2017Boa noite, Andrea.
Tudo bem?
Nós viajamos na classe econômica do 757 da AA na rota Brasília – Miami em 2011, naquela época o blog ainda não existia.
Mas, pelos relatos de amigos e leitores, a classe econômica do 757 da AA é bem fraca, a maior parte das aeronaves não possuem nem sistema de entretenimento individual!
Abraço,
Leonardo
Andrea
set 5, 2017Olá, boa tarde! Acho que você poderia começar a fazer um review do avião inteiro. Não é todo mundo que vai para classe executiva e ficaria um post muito mais completo se falasse de todas as areas do avião. Só uma dica.
Abçs
Viajaromundo
set 5, 2017Olá, Andrea.
Obrigado pela sugestão.
Nossas avaliações são da classe que nós viajamos. Às vezes, quando entramos bem cedo na aeronave, conseguimos tirar fotos dos assentos da econômica, mas não foi o caso nessa viagem.
Você está com viagem marcada pela AA nesse voo entre Brasília e Miami ou ainda está pesquisando para escolher a companhia aérea?
Abraço,
Leonardo
Andrea
set 5, 2017Boa noite, Leonardo!
Primeiramente obrigada pela resposta. E quanto à sua pergunta, já estou com passagem comprada. Comprei pelo site da latam, REC-BSB-MIA, e operado pela AA. Vi que os aviões são todos 757-200, e também em alguns sites vi que eles reformaram, mas não tenho certeza. Voei pela AA em 2013 REC-MIA, foi um vôo direto e achei o avião bem velho, aspecto antigo, não tinha entretenimento algum, péssimo nesse quesito. Porém, achei que como estaria saindo de Brasilia e estamos no ano de 2017, acabei nem pensando muito nisso. Se você tiver alguma informação, ficaria muito grata! Fiquei preocupada, deveria ter escolhido a AZUL.
Abçs
Viajaromundo
set 6, 2017Bom dia, Andrea.
Infelizmente, a probabilidade de você voar em uma aeronave igual à que você voou em 2013 é muito alta. As companhias aéreas americanas sempre escolhem as piores aeronaves para fazer voos saindo de Brasília. Era assim com a Delta, sempre foi assim com a AA, uma pena.
Como você disse, existem 757 “reformados”, mas eles raramente viajam para Brasília, mas pode acontecer. Há também a possibilidade de eles mandarem um 767 ou, até mesmo, um 777. Isso é ainda mais raro, mas acontece. O último 767, que esteve aqui no dia 24/8/17, era o “reformado” só que, pasme, não tem sistema de entretenimento individual na econômica e, para os passageiros da executiva, eles oferecem um tablet como sistema de entretenimento. Por fim, o último 777 que esteve por aqui foi em 28/12/2016.
Só me resta te desejar uma boa viagem, pelo menos o voo é relativamente curto.
Abraço,
Leonardo
bruna
set 28, 2017É uma pena que o único voo direto bsb/mia seja tão mal disponibilizado. Eu ainda prefiro pegar um voo em garulhos para nao ter de voar numa aeronave tão antiga.
Viajaromundo
set 28, 2017Concordo, Bruna.
Na verdade, é lamentável a American Airlines utilizar o Boeing 757 nessa rota.
Espero que tenha gostado do nosso post!
Vitorio
jun 11, 2018Olá! Alguem sabe me informar se a AA já renovou seus 757-200 ?
Tenho um voo BSB-MIA AA214 nessa semana e estou curioso para saber se terei sorte rsrs..
Viajaromundo
jun 11, 2018Boa tarde, Vitorio.
Tudo bem?
Acabei de falar com meu contato na AA e ele me disse que as aeronaves que estão operando BSB-MIA são “renovadas”.
Mas, me diz uma coisa, você vai viajar na Executiva? Se for, a diferença é boa…
Abraço!
Leonardo
Vitorio
jun 11, 2018Obrigado pela resposta Leonardo.
Isso vou de executiva. Embarco sexta agora 15/06
Assim
Que puder após o voo informo aqui como foi =)
Abraços!
Viajaromundo
jun 11, 2018Que legal, Vitorio.
Vou aguardar seus comentários sobre a experiência.
Abraço e boa viagem!
Andrea
abr 28, 2019ola, vou voar 757 Mia/Bsb, na executiva, as aeronaves que estão operando neste trecho são as renovadas? Reclina todo o acento? Obrigada
Leonardo
abr 29, 2019Bom dia, Andrea.
A informação que tenho é de que os Boeings 757 da AA que fazem a rota BSB-MIA foram “reformados” e estão com a nova Classe Executiva com assentos flat bed, que reclinam totalmente.
Pela informação do site da AA, os 757 que fazem voos internacionais (Versão – 176 assentos) possuem assentos flat bed: https://www.aa.com/i18n/travel-info/experience/planes/planes.jsp.
Compartilhe conosco sua experiência!
Abraço,
Leonardo