Hoje é dia de mais um post para quem gosta de turismo na França! São dicas e fotos sobre nosso passeio por belas cidades da Bretanha: passando por Mont-Dol, Cancale e Saint-Malo.
Confira!
1. Introdução
Se você está acompanhando nossa série de posts, já está sabendo que alugamos uma casa próxima à cidade de Fougères, na Bretanha, que serviu de base para desbravar a região durante uma semana.
No dia 23/12/2015, pegamos a estrada mais uma vez com o objetivo de ira até Saint-Malo. No caminho nós passamos por:
- Mont-Dol
- Cancale
- Point du Grouin
- Anse Du Guesclin
Algumas paradas foram mais rápidas, outras nem tanto, mas podemos garantir que foi mais um passeio incrível, com muitas paisagens de tirar o fôlego! E você vai conferir tudo agora!
2. A rota do dia
A distância total que percorremos nesse dia foi de 180 km, uma quantidade intermediária entre o passeio para o Monte Saint-Michel e o passeio pela a Normandia.

3. Le Mont-Dol
Nossa primeira parada do dia foi no Mont-Dol, um rochedo granítico de 65 metros de altura próximo à cidadezinha de Dol e localizado a pouco mais de 50 km da casa onde estávamos hospedados. O objetivo era ir ao ponto mais alto do Mont-Dol para admirar a bela vista da Baía do Mont Saint-Michel. E, como você poderá conferir a seguir, valeu à pena!








4. Cancale
Do Mont-Dol, partimos para Cancale, localizada 20 km ao norte. Essa cidade portuária é muito famosa por suas fazendas de ostras que, como você pode conferir na foto abaixo, ficam visíveis na maré baixa:

Bem próximo às fazendas, é possível comprar ostras fresquinhas!

As ostras possuem uma numeração que varia de acordo com seu tamanho/peso. Quanto mais pesada, menor o número e mais alto o preço. Ou seja, a ostra n° 0 é a maior e mais cara, e pesa mais de 151 g. Já a ostra n° 5 é a menor, pesando entre 30 e 45 gramas.
Cancale também é famosa por sua gastronomia e é repleta de restaurantes que oferecem uma variedade de pratos que vão muito mais das ostras. Nós aproveitamos o horário do almoço para comer galette no Breizh Café, uma das melhores creperias do mundo. Mas esse é o tema do nosso próximo post.
Concluímos nossa passagem por Cancale com mais algumas fotos!




5. La Pointe du Grouin e le Fort Du Guesclin
5.1. La Pointe du Grouin
No caminho entre Cancale e Saint-Malo, fizemos duas paradas. A primeira foi na Pointe du Grouin, um afloramento rochoso que se revela um observatório magnífico! É possível chegar até lá a pé, saindo de Cancale, após uma caminhada de 7 km ou parar o carro em um estacionamento próximo ao caminho que o levará rapidamente às falésias.



Depois de algum tempo admirando as paisagens incríveis, continuamos nosso passeio!
5.2. Le Fort du Guesclin
A segunda parada, antes de chegar a Saint-Malo, foi na Anse Du Guesclin, de onde é possível avistar o Forte Du Guesclin, na maré alta, ou caminhar até o forte, na maré baixa.

Como a maré estava alta, nossa parada foi apenas para observar o forte que foi construído, em 1026, sobre a pequena Ilha Du Guesclin. O forte que já foi ocupado por reis, vendido a particulares, ocupado pelo exército alemão, foi residência do cantor Léo Ferré e hoje é propriedade do magnata alemão Serge Porcher.
6. Saint-Malo
Nosso último destino do dia foi Saint-Malo, a cidade corsária.
Estacionamos o carro em um local um pouco afastado da cidade fortificada (Saint-Malo Intramuros), o que nos permitiu caminhar pela calçada que fica ao longo da praia “Plage de l’Éventail” e avistar o Fort National que foi construído, em 1689, pelo arquiteto militar Vauban, para proteger o porto de Saint-Malo.
Como a maré estava alta, pudemos observar de perto a força das ondas que muitas vezes molham a calça e até mesmo a rua.


Chegando à cidade fortificada, passamos pelo mercado de Natal (Marché de Noël) e, como já estava escurecendo, fomos caminhar pelas muralhas de Saint-Malo (tour des remparts), uma das principais atrações da cidade.






Depois da caminhada pelas muralhas, paramos para comer algo típico da região – um Kouign Amann – e para beber algo quente no Café de Saint-Malo.
Já no caminho de volta para o carro, passamos pela Esplanada St Vincent que estava repleta de atrações, entre elas, uma pista de patinação no gelo simplesmente lotada!

7. Conclusão
Nós tivemos mais um longo dia de passeios incríveis pela Bretanha. As cidades e pontos turísticos escolhidos pelo nosso amigo francês foram simplesmente incríveis.
Conhecemos belas cidades, apreciamos paisagens impressionantes e provamos um pouco mais da culinária local.
Definitivamente, a França não parava de nos surpreender!
Não se esqueça, para ficar sempre atualizado, basta cadastrar seu e-mail na nossa newsletter!
8. Demais posts da série
Caso você queira ler os demais post da série sobre nossa viagem para a França, disponibilizamos os links abaixo:
França – História da Segunda Guerra Mundial
França – passeio pelo Monte Saint-Michel
Airbnb francês? Alugando um Gîte de France na Bretanha!
Deixando Paris a caminho da Bretanha
Hotel em Paris: Ariane Montparnasse
Classe Executiva do Boeing 777 da American Airlines (Miami – Paris)
Aeroporto de Miami e Sala VIP Admirals Club D-30
Como é voar na Classe Executiva do Boeing 757 da American Airlines (Brasília – Miami)
Como aproveitamos nossas 9 horas em Miami (parte 1)
Como aproveitamos nossas 9 horas em Miami (parte 2)
Dicas para alugar carro nos Estados Unidos e nossa experiência em Miami (parte 1)
Dicas para alugar carro nos Estados Unidos e nossa experiência em Miami (parte 2)
Caso esteja pensando em alugar um carro durante a sua viagem, lembre-se de utilizar o link abaixo e aproveitar ótimos preços!
Para receber nossas atualizações, basta cadastrar seu e-mail na nossa newsletter!
Leia também nossos posts sobre várias regiões e cidades do mundo!
Amsterdã Atlanta Barcelona Brasília Bretanha
Chicago Curitiba Dallas Filadélfia Kuala Lumpur Londres
Lyon Madri Miami Montreal Mulhouse Nantes Nova York
Paris Roma Quioto San Antonio Tóquio Toronto Viena Washington – DC
E aproveite para curtir nossa página no Facebook e para nos seguir no Instagram.
Veja também minhas contribuições no tripadvisor e meu canal no Youtube.