Covid-19: medidas sanitárias adotadas pelas cias aéreas brasileiras
A pandemia da Covid-19 impactou fortemente o setor da aviação. A queda na demanda de passageiros foi drástica e a quantidade de voos comerciais teve queda superior a 90% no Brasil.
Em meio a esse cenário, as companhias aéreas tomaram medidas com o objetivo de aumentar a segurança sanitária dos passageiros.
Com o intuito de mantê-lo informado, fiz um resumo das medidas adotadas pelas três principais cias aéreas brasileiras, com base nas informações disponíveis no respectivos sites, na data de hoje, 2 de junho de 2020.
1. Azul

As informações foram extraídas, com adaptações, do site: https://www.voeazul.com.br/nova-forma-de-viajar.
1.1. Limpeza a cada novo voo
Aeronaves são limpas a cada novo voo por meio da aplicação de desinfetante aprovado pela Anvisa em todos os locais com os quais os clientes possam ter contato, como cintos de segurança, mesas de bandejas, apoios de braços, persianas e bagageiros da cabine.

1.2. Limpeza profunda a cada novo período de voos
Quando nossa aeronave fica mais tempo em solo, uma profunda e completa higienização é feita, incluindo os tapetes, os locais de trabalho da tripulação, como cabine de comando e galley, e os lavatórios. Todas essas áreas passam por um processo de desinfecção minucioso, tudo de acordo com as recomendações da IATA, o órgão regulador internacional da aviação civil, e todos os suprimentos de limpeza são aprovados pela Anvisa.
1.3. Álcool em Gel e lenços desinfetantes disponíveis para todos os nossos Clientes e Tripulantes
Álcool em gel e lenços desinfetantes estão disponíveis para utilização dos clientes e tripulantes em todos os voos.
1.4. Tripulantes com máscara e luva
OS tripulantes, de solo e de voo, estão usando máscaras e luvas de proteção.
1.5. Aferição da temperatura dos Tripulantes
A Azul distribuiu termômetros digitais para todas as suas bases para aferir a temperatura de seus tripulantes.
1.6. Antes do voo
Dê preferência ao check-in online ou via APP.
Durante o embarque, aguarde a chamada do seu grupo para se posicionar na fila, evitando aglomerações, e mantenha uma distância segura dos demais Clientes.
Nos aeroportos nos quais estiver disponível, o embarque com o Tapete Azul é fácil e rápido. Basta seguir a orientação projetada no chão com o número do seu assento.
1.7. Durante o voo
Uso de máscaras obrigatório durante toda a viagem
Qualidade do ar a bordo: a frota de jatos da Azul é equipada com sistemas de ar condicionado que possuem filtros HEPA (High Efficiency Particulate Air), que renovam o ar de toda aeronave em um intervalo de poucos minutos e conseguem extrair até 99,9% dos vírus existentes, extinguindo até mesmo os mais pequenos, incluindo o novo coronavírus.
1.8. Desembarque
Evite aglomerações no corredor central, aguarde até que as fileiras à sua frente tenham desembarcado para levantar-se e sair da aeronave.
Caso tenha despachado bagagem, observe bem antes de coletar a mala da esteira, para evitar manuseio de bagagens de outras pessoas similares a sua.
2. GOL

As informações foram extraídas, com adaptações, do site: https://www.voegol.com.br/pt/informacoes/gol-responde.
2.1. Como a GOL garante a limpeza dos seus aviões para evitar contágios nos seus voos
As aeronaves da GOL são equipadas com um sistema de filtro de ar HEPA, que captura 99,7% de partículas microscópicas como bactérias e vírus ao promover a renovação do ar dos aviões a cada 3 minutos.
A higienização completa das aeronaves envolve a limpeza dos assentos, cintos de segurança, apoios de braço, mesinhas, janelas, saídas de ventilação, compartimentos de bagagem, carrinhos de serviço, banheiro e portas.
A cada parada são aplicados desinfetantes de uso profissional e as higienizações de pernoite são reforçadas.

2.2. Disponibilização de máscaras para os clientes
Segundo site da GOL, máscaras não estão sendo distribuídas, uma vez que a orientação do Ministério da Saúde e da Anvisa é de que elas devam ser usadas apenas por pessoas com suspeita de contaminação.
2.3. Disponibilização de álcool em gel em todos os seus voos para os clientes
Suportes de álcool em gel serão instalados nas estações dianteira e traseira das aeronaves facilitando o acesso ao produto.
Com o objetivo de evitar que a embalagem do produto seja manipulada por todos, haverá também frascos sob a responsabilidade do Chefe de Cabine. Sempre que solicitado por algum cliente, ele fará a disponibilização, levando-o até a pessoa dentro do trolley.
2.4. Como a GOL garante que os funcionários que estão no voo estejam saudáveis para que não contaminem os passageiros
A Gol faz exames médicos periodicamente em seus colaboradores e mantém serviços de saúde internos, com multiprofissionalismo, para atendimento de seus funcionários. Além disso, são feitas orientações contínuas aos seus colaboradores sobre a prevenção da doença e como se comportar na presença de sintomas respiratórios e febre.
2.5. Situação das salas vip GOL Premium Lounge
Todas as salas GOL Premium Lounge estarão fechadas de 18/03 à 31/05/2020*. O acesso de clientes Diamante e Classe Premium Economy às salas VIPs de parceiras internacionais também será suspenso.
* Não encontrei informações atualizadas sobre os lounges após 31/5/2020.
3. LATAM

As informações foram extraídas, com adaptações, do site: https://www.latam.com/pt_br/experiencia/coronavirus/precaucoes-a-bordo.
3.1. Precauções a bordo
- Assento bloqueado: sempre que possível, o assento do meio livre ficará livre para promover a distância entre os passageiros.
- Sistemas de ventilação: as aeronaves da LATAM possuem um sistema de recirculação de ar que renova o ar no avião a cada 3 minutos graças aos filtros HEPA, que removem 99,97% das partículas.
- Higiene da cabine: foram definidos procedimentos de limpeza proativos e regulares em toda a cabine. Foi disponibilizado álcool gel em todas as aeronaves.
- Protocolos de Tripulação: os protocolos de tripulação foram ajustados, e foram incluídas máscaras para todos os tripulantes para garantir a higiene na cabine.
- Alimentação: os serviços de alimentação foram simplificados para minimizar o manuseio de itens e assim ter apenas uma interação por serviço, além de medidas de higiene adicionais para a entrega e recolhimento desses serviços.
- Materiais a bordo: como medida de prevenção para diminuir a interação e pontos de contato a bordo, a entrega dos itens de descanso será reativa, ou seja, apenas quando o passageiro solicitar. Também, não são incluídos itens nos bolsões à frente de cada assento.
3.2. Uso de Máscaras
Desde o dia 11 de maio de 2020, o uso de máscara passou a ser obrigatório em todos os voos LATAM.
Cada passageiro deverá levar sua própria máscara e estas podem ser cirúrgicas, tradicionais, N95 ou artesanais fabricadas de pano, desde que cubram a boca e nariz por completo.
Também é permitido o uso de panos ou bandanas de pano sempre que cobrirem completamente o nariz e boca (não deve ter espaço vazio na parte inferior).
Não está permitido o uso de lenços ou tapa-bocas sobrepostos feitos de fio de lã.
Todos devem permanecer a todo momento utilizando sua máscara da forma correta (exceto para comer), ou seja, cobrindo completamente o nariz e boca.
Não utilizar a máscara por longo tempo (máximo de 3 horas).
Trocar a máscara após esse período e sempre que tiver úmida, com sujeira aparente, danificada ou se houver dificuldade para respirar.
Essa exigência é aplicável para todos os passageiros, entretanto, as máscaras faciais de uso não profissional não devem ser utilizadas pelos:
- Profissionais de saúde durante a sua atuação.
- Pacientes contaminados ou suspeitos (com sintomas).
- Pessoas que cuidam de paciente contaminados.
- Crianças menores de 2 anos, em pessoas com problemas respiratórios ou inconscientes, incapacitadas ou incapazes de remover a máscara sem assistência.
- Demais pessoas contraindicados pelo profissional de saúde.
*Em caso da impossibilidade de uso da máscara por recomendação médica, relatório médico deverá ser submetido à análise da área de saúde aeroespacial da LATAM: medif@latam.com
3.3. Recomendações aos passageiros
Para minimizar o contato e exposição de sua família e/ou amigos, recomendamos que apenas as pessoas que irão viajar se aproximem dos balcões de chek-in, considerando 1 representante por grupo.
Chegar com no mínimo 1 hora e 30 minutos de antecedência ao aeroporto.
Fazer o Check-in online
Utilizar o Boarding Pass digital
Uma vez em voo, permanecer em seus assentos e evitar locomover-se pela cabine.
4. Conclusão
Essas foram as principais informações que consegui reunir dos sites das três principais companhias aéreas brasileiras.
Espero que as informações sejam úteis, sobretudo no caso de você precisar realizar um voo durante a pandemia.
Participe com sua sugestão, opinião, deixando um comentário ou dúvida no espaço ao final deste post!
Para receber nossas atualizações, basta cadastrar seu e-mail na nossa newsletter!
Está pensando em alugar um carro na sua próxima viagem? Clique no banner abaixo e aproveite ótimos preços!
Leia também nossos posts sobre as mais diversas companhias aéreas!
Air France Air Canada Air Canada Express Air Canada Rouge Alitalia American Airlines
Austrian Airlines Avianca Brasil Azul British Airways Delta Airlines
Easyjet Garuda Gol KLM Latam TAP United
Clique aqui e aproveite para conferir nossos posts sobre diversas Salas VIP pelo mundo!
Aproveite para curtir nossa página no Facebook e para nos seguir no Instagram.
Veja também minhas contribuições no tripadvisor e nosso canal no Youtube.