Hoje vamos contar como foi nosso passeio de balão no Vale do Loire, na França.
Nós sempre tivemos muita vontade de passear de balão e essa foi uma ótima oportunidade de sobrevoar uma belíssima região da França, muito conhecida pelos seus inúmeros castelos.
Data do passeio: 2/8/2022
1. A viagem para o Vale do Loire
Nós já havíamos visitado o Vale do Loire em 2015, mas a pegada foi outra: finalzinho do outono e muitas visitas a castelos.
Dessa vez, em pleno verão, nós visitamos alguns castelos e aproveitamos os belos dias de sol para embarcar em um balão para ver os castelos de cima!
2. Escolha do passeio de balão no Vale do Loire
A escolha da empresa para fazer nosso passeio foi totalmente influenciada pelas redes sociais. Mais particularmente, pelo Instagram. Fiz algumas pesquisas, olhei alguns perfis e acabei optando pela baloon evolution.
O site da empresa oferece algumas opções de passeios, que vão desde o voo de descoberta, com duração de uma hora, até o voo romântico VIP exclusivo para duas pessoas, acompanhado de estadia em um hotel 4 estrelas, localizado no coração de Amboise, com direito a café da manhã.
Nós escolhemos a oferta exclusiva da Internet: voo de uma hora, em dia de semana, exceto feriados. A experiência completa, desde a saída do ponto de encontro até o retorno, durou aproximadamente 3 horas.
3. Comprando os tickets para o passeio de balão no Vale do Loire
Uma vez escolhido o passeio, a compra foi feita pelo site da baloon revolution.
Efetuamos a compra duas semanas antes da data do voo. Para fazer a compra, você precisa preencher um formulário com dados pessoais, informações sobre a sua viagem e com a data na qual vocês pretende fazer o passeio. Quando efetuei a compra, foi necessário pagar 50% do valor do passeio adiantado, os 50% restantes foram pagos no dia do passeio.
Logo em seguida, recebi um e-mail com a fatura, os bilhetes e as informações sobre o voo.

As informações de voo traziam, entre outros, um mapa com o endereço do ponto de encontro, em Amboise. Outra informação relevante é com relação à necessidade de confirmar o voo no dia anterior, pois as condições meteorológicas precisam ser apropriadas.
Depois de receber a confirmação, troquei alguns e-mails com o pessoal da empresa para confirmar tudo. Um detalhe: na véspera do voo, recebi um sms de confirmação e respondi por e-mail, já que não consegui responder por sms.
4. O passeio de balão no Vale do Loire
No dia do passeio, chegamos mais cedo para passear novamente por Amboise.
4.1. Ponto de encontro em Amboise
Um pouco antes do horário marcado, fomos para o ponto de encontro, estacionamos o carro e esperamos a chegada do pessoal da ballon revolution.
Pouco antes das 19h, eles chegaram nesse carro, que já trazia o balão no reboque.

Nos aproximamos do carro, passamos os dados do cartão para que fosse cobrada a outra metade do valor do passeio. Curiosamente, eles não tinham a famosa “maquininha” para passar o cartão e precisaram anotar todos os dados do cartão ao lado do nosso nome, na lista de passageiros. A cobrança só foi feita horas depois do passeio.
Detalhe interessante: nós não precisamos assinar nenhum documento para fazer o passeio. Procedimento bem diferente do que costuma ocorrer nos EUA onde, normalmente, precisamos assinar um documento com umas dez páginas e três vias, assegurando que estamos cientes de todos os riscos, entre outras inúmeras cláusulas.
Concluído esse procedimento inicial, embarcamos no carro junto com mais pessoas que fariam o passeio conosco. Antes de pegarmos a estrada, uma cena curiosa: um dos membros da equipe soltou um balão de gás hélio e ficou observando a trajetória dele pelo céu.
Esse procedimento serviu para definir o local de partida do nosso voo. E, não poderia ser melhor: o local escolhido foi o Castelo de Chenonceau, um dos mais bonitos da região.
4.2. Caminho até o ponto de decolagem
Foram cerca de 16 km de estrada, percorridos em aproximadamente meia hora.
Ao chegar no local de partida, encontramos vários outros grupos esperando que seus balões fossem preparados.

4.3. Preparando o balão para o passeio
Nosso carro logo estacionou e foram iniciados os trabalhos:

Durante a preparação, que envolve, principalmente, inflar o balão, todos são convidados a ajudar e eu, obviamente, coloquei a mão na massa.

4.4. O passeio de balão no Vale do Loire
Com balão pronto, embarcamos no cesto junto com o nosso grupo e iniciamos o passeio! A seguir, algumas fotos:



Logo no início do voo, pudemos avistar um balão sendo preparado:

Também foi possível avistar um dos castelos mais bonitos da região, o Castelo de Chenonceau:

O dia estava lindo, com céu bem azul e limpo. Por conta do trajeto, vimos apenas o Castelo de Chenonceau durante nosso passeio de balão no Vale do Loire.
Conversei bastante com o piloto durante o voo e ele me explicou que não é possível saber exatamente onde vamos pousa nem o trajeto da viagem. Tudo depende dos ventos.
Durante o passeio é possível avistar os carros que transportam os balões e os passageiros seguindo pelas estradas próximas. A comunicação é constante, tanto com o motorista do carro quanto com os pilotos dos demais balões.
4.5. O pouso
Próximo ao momento do pouso, o piloto avisa o motorista sobre o local do pouso e o motorista segue viagem pelas estradas para nos aguardar.
Outra informação importante é que, no momento do pouso, precisamos ficar abaixados para baixar o centro de gravidade do balão e evitar que o cesto vire.
Logo após o pouso, tivemos a oportunidade de ajudar a “desmontar” o balão: pulei do cesto e corri para participar! Como pousamos em uma área com mato um pouco alto, acabei com alguns cortes nas minhas pernas.
Depois do voo e do “trabalho duro”, o pessoal montou uma mesinha e serviu espumante ao pôr do sol.


Com o balão carregado no reboque, recebemos nosso certificado de voo e pegamos a estrada de volta para Amboise.

5. Conclusão
Nossa experiência nesse passeio de balão no Vale do Loire foi incrível!
A expectativa era grande por conta da beleza da região e o passeio não deixou a desejar.
Um ponto importante é a dependência do vento para definição do trajeto. Sendo assim, cada voo pode trazer uma experiência diferente, sobretudo com relação aos castelos que serão sobrevoados.
Se você tem vontade de voar de balão, o Vale do Loire é, definitivamente, um dos lugares ideais para esse tipo de passeio.
Para finalizar, compartilho vídeo que fizemos da nossa experiência:
Para receber nossas atualizações, basta cadastrar seu e-mail na nossa newsletter!
Está pensando em alugar um carro na sua próxima viagem? Clique no banner abaixo e aproveite ótimos preços!
Leia também nossos posts sobre várias regiões e cidades do mundo!
Amsterdã Atlanta Barcelona Brasília Bratislava Bretanha
Chicago Curitiba Dallas Filadélfia Jasper Kuala Lumpur Londres
Lyon Madri Miami Montreal Mulhouse Nantes Nova York Paris Roma
Quioto Rochosas Canadenses San Antonio Tóquio Toronto Vancouver Viena Washington – DC
Aproveite para curtir nossa página no Facebook e para nos seguir no Instagram.
Veja também minhas contribuições no tripadvisor e nosso canal no Youtube.